As olheiras são aquelas manchas arroxeadas ao redor dos olhos que as noivas conhecem bem, afinal quanto mais se aproxima a data do casamento, mais elas ficam estressadas e sem dormir direito. Com e pele da região dos olhos mais fina e com os vasos sanguíneos dilatados, a região dos olhos fica mais inchada devido à saída de glóbulos vermelhos para a derme e, por uma transformação química, deixam a pele do local mais escura. A melanina concentrada ao redor dos olhos também pode ser outro fator responsável pela formação das tão incômodas olheiras.
Os médicos dermatologistas dão outras explicações para o surgimento da olheira, que pode ser por fator hereditário, dietas severas, exposição ao sol, debilidade física, estresse, cansaço físico e poucas horas de sono por causa da insônia. Mas as mulheres tão vaidosas, especialmente as noivas que desejam estarem lindas no dia do seu casamento não precisam de preocupar, pois além de tratamentos estéticos, daremos algumas sugestões e truques para disfarçar as olheiras usando um pouco de maquiagem.
Procurar ter uma noite de sono mais tranquila, evitar alimentos gordurosos, o fumo e o estresse já são bons começos para se livrar das olheiras. Atividades físicas e compressas de chá de camomila também são armas perfeitas para diminuir as manchas ao redor dos olhos e também o inchaço. Além disso, o uso de corretivos e bases no tom da pele amenizam o tom escurecido da pele, assim como cremes e pomadas clareadoras de manipulação receitadas pelos médicos ou mesmo as compradas em farmácias e lojas de cosméticos.
Outros tratamentos como o peeling facial e procedimentos com laser dão ótimos resultados, mas é preciso ter um orçamento maior reservado para isso, afinal, muitas vezes são necessários mais do que uma sessão. O peeling com ácidos promove a esfoliação e clareamento da pele, enquanto o laser clareia e diminui a flacidez da região.