As alianças, seja de ouro amarelo, branco, prata, aço, enfim independente do material, elas indicam que o casal estão vivenciando um relacionamento mais sério. Atualmente, as alianças são fabricadas em formatos diferenciados, mas o amor depositado na relação indica que ambos estão verdadeiramente apaixonados. Caso sinta que não esteja amando conforme o parceiro, não leve à frente esse compromisso, mesmo porque isso poderá se tornar uma bola de neve e sobrará mágoa e desapontamento para todos os lados.

Durante o namoro, muitos casais selam a união com a aliança de compromisso, que não são mas mesmas do noivado, mas significam que o amor está literalmente no ar. Algumas são confeccionadas com desenhos, alternativos, porém o modelo ideal dependerá exclusivamente do perfil de quem usará. Mesclar materiais também é permitido, contudo, como em qualquer ocasião, o cuidado com o exagero jamais deverá ser deixado de lado. Quando estamos amando, queremos tudo com perfeição, além do mais as alianças serão vistas por olhos curiosos, de quem, de repente possa se interessar por nosso amado.

As alianças de casamento podem ser as mesmas da época do noivado, cabendo aos noivos mandar polir as mesmas e ainda gravar a data do enlace matrimonial. Com a correria dos preparativos esse detalhe deverá ser visto cerca de quinze dias do grande dia. Caso o noivo não esteja tão atarefado quanto sua noiva, ele próprio poderá fazer a gentileza de levar as joias para que seja dado um trato, e para que estejam em perfeitas condições num dos dias mais esperados da vida.