Receber o diploma da graduação é o sonho de conquista de todas as pessoas que ingressam na faculdade, e quando chega o último ano, depois de tanto esforço, os formandos finalmente podem participar da formatura, uma festa muito significativa e especial na vida de quem está se graduando. Por ser uma data tão marcante para os formandos, a festa de formatura torna-se indispensável quando se trata de comemorar com orgulho um dos dias mais felizes de nossas vidas ao lado de amigos e familiares.

Alguns estudantes optam por viagens com amigos em cruzeiros ou para resorts nacionais e internacionais, mas a grande maioria ainda deseja ter o gostinho de poder celebrar a ocasião ao lado de pessoas queridas para poderem agradecer toda a força e incentivo que receberam durante todos os anos de faculdade. Organizar uma grande festa de formatura é sempre uma tarefa empolgante, mas trabalhosa, por isso, as empresas de assessoria de festas são fundamentais no planejamento de cada detalhe, incluindo contratação de músicos, locação de becas e capelos, pesquisas em bufês, seleção de salões para eventos, contato com fornecedores de bebidas, encomendas de convites de formatura, entre outras atividades relacionadas.

Assim como uma festa de casamento, a cerimônia de formatura exige que se faça um planejamento prévio, com pelo menos, um ano de antecedência, já que esse tipo de comemoração é repleto de detalhes a serem resolvidos. Mesmo com a ajuda dos organizadores de eventos, escolher o traje de formatura é uma tarefa que cabe somente aos formandos e seus amigos e familiares. É interessante que os trajes Black Tie e os vestidos de gala sejam encomendados o quanto antes, assim, pode-se fazer pesquisas em diferentes lojas, ateliers de alta costura e locadoras de trajes, bem como comparar e negociar preços e fazer todos os ajustes que as roupas de festa exigirem para que o formando ou formanda fique elegante, de acordo com seu gosto pessoal.