A lista de presente é interessante tanto para os noivos, quanto para os convidados. Mas não podemos deixar de destacar que muitos especialistas são contra, porque acreditam que não é elegante convidar uma pessoa e pedir algo em troca. Entretanto, é fato que uma listagem facilita a vida de quem pretende oferecer uma lembrança para os nubentes, já que nela consta vários artigos que ele gostariam de ter em casa. São lojas de departamento, hipermercados e as estabelecimentos que trabalham com lista de presente para casamento, onde as pessoas encontrarão os artigos com conforto e ainda contam com a possibilidade de parcelamento.

As listas de presentes podem conter os mais variados produtos, porém encontramos com facilidade: forno elétrico, micro-ondas, mixer, liquidificador, batedeira, centrífuga de alimentos, processador, artigos de cama, mesa, banho, jogo de talheres, jogo de jantar, taças, copos, jogos para sobremesa, porta-tempero, fôrmas de bolo, jogo de panelas, entre outros. Não é legal solicitar presentes dispendiosos, já que nem todos poderão comprar e quem realmente quiser dar algo caro perguntará aos noivos o que eles precisam.

Outra oportunidade de preparar uma lista de presente são as festas de 15 anos, porque a adolescente poderá pedir artigos que realmente gosta, e que ela certamente usará. Independente de ser um baile de debutante ou enlace matrimonial, o ideal é preparar a listagem cerca de dois meses antes do grande dia. Assim, todos terão tempo para buscar uma lembrança sem ficar tão corrido.