O check list de convites de casamento é essencial para organizar esse item na festa de casamento. Antes de encomendar seus convites de casamento, escolha primeiro qual será o estilo de sua festa. Formal ou informal, os convites de casamento seguem o padrão da festa de casamento, só não se esqueça de definir o orçamento adequado para a confecção dos convites. É útil estabelecer uma linha de coerência – com cor, tema ou motivo – e aplicá-la a cada peça. O convite reflete o tom de seu casamento, se será black tie ou festa na praia. Um convite pode ter diversas partes: o envelope, um cartão de RSVP, uma placa de recepção (se a festa for realizada em um local diferente do que a cerimônia) e mapas impressos e informações sobre hotéis, que muitas vezes estão em anexo, de acordo com a preferência do casal.
Os convites de casamento devem ser enviados de três a quatro meses antes da data do casamento. Quanto mais cedo você encomendá-los, mais tempo você vai ter para aprová-los, fazer as alterações e mandar para que um calígrafo possa fazer toda a parte de caligrafia com bastante tempo e muito cuidado. Enviar os convites para os convidados com cerca de seis semanas antes da data é o mais comum de acontecer, mas o ideal são oito semanas (10 semanas para os convidados provenientes do estrangeiro). Assim, se algum convite extraviar, você terá tempo de enviar outro ou avisar o convidado por outro meio.
O cartão de resposta (RSVP) é outra preocupação que o casal deve ter assim que planejar seus convites. O RSVP é muito importante para que os noivos saibam exatamente quantas pessoas comparecerão à festa, mas para isso, é importante que os cartões de respostas sejam enviados juntamente com os convites e respondidos pelos convidados até cerca de 10 dias antes da cerimônia de casamento. Atualmente, muitos casais têm optado por relacionar o menu da cerimônia no cartão de respostas, para que os convidados já conheça o cardápio e possam opinar também sobre o que desejam comer na recepção, especialmente se houver pessoas diabéticas ou que estejam em regime alimentar por motivos de saúde.
Embora não seja de costume de muitos noivos, os cartões de agradecimento também podem fazer parte do pacote dos convites. Geralmente são cartões manuscritos pelo casal e enviados após a lua-de-mel, assim que o casal abrir todos os presentes. Dessa forma, eles poderão agradecer a presença de todos os convidados na festa de casamento e também agradecer o envio dos presentes. Os cartões de agradecimento podem ser confeccionados de forma personalizada, com a fotografia panorâmica de todos os convidados no grande dia, comemorando ao lado dos noivos.