Até alguns anos a cortinas para box eram indispensáveis em banheiros de todas as residências, mas aos poucos, foram perdendo espaço para as portas de vidro e acrílico, por serem mais práticas e elegantes. Mas agora, as cortinas de banheiro para box estão voltando com tudo e quem pensa que isso é brega ou cosa do passado, está muito enganado. Sabemos que decoração é como a moda de roupas e acessórios, as peças vem e vão de acordo com as décadas. Como nos banheiros das casas mais chiques e sofisticadas as banheiras são o grande destaque, as cortinas também acompanham essa tendência e já existem muitas lojas de decoração que confeccionam cortinas personalizadas para banheiro, de acordo com a tonalidade e com os motivos dos pisos e azulejos.
As cortinas de plástico ainda são as mais requisitadas por serem práticas e fáceis de limpar, mas de tecidos em diversos padrões e tonalidades tomaram o coração das mulheres e apaixonados por decoração. Cortinas listradas, xadrez, de bolinhas, coloridas, lisas, de bichinhos, temáticas, rendadas e bordadas são apenas alguns dos modelos que mais tem saída nas lojas. Mas para quem ainda não sabe, as cortinas de tecido para banheiro são impermeabilizadas para proteger o banheiro dos respingos de água. Algumas revistas sobre tendência de moda para decoração apresentam as cortinas como peças de decoração com bastante versatilidade, já que enfeitam e bloqueiam a água do chuveiro para que não molhe o piso externo. As cortinas podem ser colocadas em varais ou afixadas com ímãs ou em ganchos embutidos nas paredes.
As cortinas tipo persianas não são indicadas para o box, mas podem ser perfeitamente aplicadas nos vitrôs, dando um charme a mais ao ambiente. Outra novidade são as cortinas em crochê, muito apreciadas pelas mulheres que adoram trabalhos manuais e preferem uma decoração diferente e mais rústica. Em revistas de artesanato existem diversos modelos de pontos e desenho para você mesma elaborar sua cortina artesanal para banheiro, se tiver bastante habilidade com trabalhos manuais.