O corpo perfeito é o sonho de muitas mulheres, que não medem esforços na tentativa de perder alguns quilos e ganhar formas sensuais. Na busca eterna pela beleza, elas entram em academias, fazem uma série de exercícios e abusam das dietas, inclusive aquelas que não são acompanhadas por especialistas, que alertam sobre os cuidados com a anorexia. E é aí onde mora o problema. Em primeiro lugar, tudo o que é exagerado faz mal para o corpo e mesmo os exercícios físicos desregrados podem causar lesões em articulações entre outras enfermidades. Com relação às dietas então, nem se fala. Todos os dias surgem novas dietas que simplesmente ainda não têm comprovação de sua eficácia e o acontece é que as mulheres acabam passando dias sem comer, um bom começo para a anorexia.
A anorexia é um distúrbio alimentar que ataca especialmente as mulheres, devido ao excesso de vaidade. Elas perdem a fome e quando tentam se alimentar acabam vomitando o pouco que comeram. Mas isso não significa que isso não possa ocorrer também com homens e crianças. Muitas pessoas sofrem desse mal após crises de estresse e depressão, as a maior incidência ainda é realmente em mulheres que começaram dietas malucas sem nenhum tipo de orientação. E o pior de tudo é que as causas são psicológicas também, pois mesmo já estando bem magras, elas continuam se olhando no espelho e se enxergando gordas ou bem acima do peso.
Como uma compulsão, elas encontram a “solução”para o excesso de peso desprezando a comida e muitas vezes fazem uso de medicamentos para emagrecer ainda mais. O resultado disso pode ser fatal. Portanto, ao começar uma dieta, deve-se sempre buscar a orientação de médicos, nutricionistas e especialistas no assunto. Só eles podem dizer com certeza quantos quilos você precisa perder. A partir de uma avaliação médico, todo um planejamento é realizado com base no metabolismo da pessoa e nas vitaminas que ela precisa repor, bem como aquelas que não pode perder de jeito algum.