A saúde começa pela boa. Essa frase já é bastante conhecida e a grande maioria dos dentistas gosta de falar aos seus pacientes que realmente a saúde do nosso corpo começa pela boca, não só por causa da alimentação e da forma como mastigamos, mas também pela higienização que a nossa boca merece. Algumas pessoas pensam que apenas escovando os dentes já é o suficiente para deixar a região bucal limpa. Mas saber como usar o fio dental é muito importante, pois esse artigo é quem realmente faz a limpeza e a retirada de restos de alimentos que ficam localizados entre a dentição, especialmente nos dentes posteriores, mais difíceis de serem alcançados pela escova de dente.
Além disso, higienizar a gengiva e língua também é fundamental para que a boca fique realmente limpa e livre de bactérias, que causam tártaro, placas bacterianas e o consequente mau hálito, ou halitose. Com cuidados simples muitas doenças podem ser evitadas, por isso, a visita ao dentista regulamente é sempre aconselhável. Estes profissionais podem identificar problemas que não conseguimos visualizar sem os devidos aparelhos, sem contar que a experiência e o conhecimento deles auxiliam a verificar quais doenças podemos ter quando não tratamos nossa boca como ela merece.
E muitas dessas doenças não afetam somente a região bucal. Estudos comprovam que enfermidades em outras localidades do nosso corpo têm relação direta com problemas de cáries e gengivites, por exemplo. Como a gengivite é causada por bactérias, se o problema não for tratado, as bactérias podem migrar por todo o organismo, causando sérias complicações, como infecções nos rins, diabetes, derrames e problemas cardíacos. Vale ressaltar que, os cuidados que devemos ter com a nossa boca saem muito menos dispendioso do que ter que gastar com tratamentos para outras doenças. Por isso, fazer uma escovação adequada, utilizar fio dental sempre que escovar e também fazer uso de enguaxantes já são procedimentos que diminuem bastante os riscos de doenças.