Os preparativos para o casamento são uma fase gostosa e empolgante, mas também estressante para muitos homens e mulheres. Os homens nem ligam muito para a queda capilar, mas as mulheres…quanta diferença. Os cabelos são uma ferramenta para aumentar sua beleza e sensualidade e quando algo não vai bem, as mulheres logo de desesperam. E isso tem uma explicação: além da vaidade, qual noiva não deseja estar bela e deslumbrante no dia do seu casamento? E os cabelos bonitos e saudáveis contam muito para enfeitar o rosto da nubente.
Mas é preciso esclarecer que as causas da queda de cabelos entre as mulheres dificilmente são de fundo hereditária. Na maioria dos casos, o estresse, a má alimentação, problemas hormonais e probleas psíquicos são os grandes vilões causadores da queda capilar, também conhecia como alopécia. Os médicos dermatologistas resslatam que é comum que caiam cerca de 100 fios de cabelo por dia, especialmente quando lavamos o cabelo ou usamos algum tipo de produto químico para algum tratamento. Mas se você observou que perde muito mais fios das madeixas do que deveria, então procure uma clínica dermatológica ou o médico de sua confiança.
A primeira dica para quem sofre de alopécia é evitar utilizar produtos e cosméticos com composição química nas madeixas porque isso deixa os fios mais enfraquecidos, causando sua quebra. E mesmo que eles estejam caindo bastante, não deixe de cortá-los mensalmente, pois isso fortifica os cabelos e auxilia no seu crescimento. Dependendo de cda caso, os médicos receitam complexos vitamínicos para suprir a falta de vitaminas e sais minerias, como a vitamina A e o zinco, importantes para a formação dos fios e fortalecimento do bulbo capilar. Terapias de relaxamento e exercícios físicos tmbém ajudam e muito a aliviar o estresse, grande causador da alopécia.
Uma forma muita comum de deixar os cabelos mais fortalecidos é fazendo hidratações semanais, nos salões de beleza ou com receitas caseiras. A mistura de cremes com ampolas de queratina e vitaminas tornam os fios mais brilhantes, macios e menos quebradiços. Por fim, enquanto estiver com quedas, evite o uso de secadores de cabelo muitos quentes e chapinhas, devido à tração dos fios em prol de alisamentos.