Mãos impecáveis, unhas bem feitas e saudáveis são detalhes que devem fazer parte do cotidiano das mulheres, mesmo daquelas que estão sempre na correria, trabalhando e cuidado da casa e dos filhos. E tudo isso não é somente por vaidade, mas também porque sabemos que as mãos e as unhas são nossos cartões de visitas e precisam estar em dia para qualquer situação, desde uma festa entre família até uma reunião da empresa. Alguns cuidados com a pele e, principalmente, com a saúde e com a estética das unhas são responsáveis por elogios e uma alta-estima elevada.
O primeiro cuidado que se deve ter refere-se à pele das mãos, muito exposta à agressão por fatores como o uso de detergentes, produtos químicos, poeira e manuseio com a água. Isso resseca a pele e pode causar micoses, ressecamentos e outras doenças dermatológicas. Então, o uso de cremes à base de lanolina, colágeno, elastina e vitamina E mantém a pele com aspecto mais saudável, viçosa e macia. Lembre-se de sempre usar luvas, quando possível, ao lavar louça, roupas ou em outra ocasião em que vá mexer com água e produtos químicos. Outra sugestão é para a manutenção de unhas bonitas, saudáveis e muito apresentáveis. Para fugir dos riscos de micose, especialmente se frequenta salões de manicures, é levar consigo seu próprio alicate de unha esse não for possível, peça para utilizar um alicate esterilizado em equipamentos apropriados, autorizados pela Anvisa.
Ao retirar a cutícula, não há necessidade de retirar toda a pele, uma vez que esse procedimento acaba deixando a região muito suscetível a bactérias e fungos. Antes de passar o esmalte, passe uma base, de preferência com lanolina, para tratar a unha que receberá o produto. O esmalte deve ser passado do centro para os cantos, em movimentos uniformes, garantindo a homogeneidade da cor. Sempre que terminar de passar o esmalte, passe uma camada de óleo secante. Isso ajuda a secar as unhas com maior rapidez e também assegura que o produto tenha uma vida útil maior nas unhas.