Para muitas pessoas, confeccionar bolos é mais do que um hobby, é uma forma muito bacana de ganhar dinheiro preparando quitutes deliciosos para a família, amigos e para bufês. Em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Salvador, existem escolas e cursos livres que ensinam a fazer a montagem de bolos decorados, especialmente para eventos especiais do tipo casamento, formaturas e festas de 15 anos. Esses cursos não são exatamente de formação de cake designer, que também aprendem novas receitas de massa se recheios, além de dica de decoração de bolos artísticos.
Normalmente, quem se inscreve nesses cursos livres de montagem de bolos, ministrados na prática, já conhecem bastante de culinária, mas não levam muito jeito para montar um bolo para algum tipo de celebração formal. E esse é um requisito importante para quem deseja ganhar um dinheiro extra, entrar no mercado culinário e conquistar muitos clientes. No curso, o aluno aprende a fazer decoração com glacê, com biscuit, pasta americana e também usam a técnica de decoração com bico.
Outros cursos mais completos ensinam tipos de decoração, técnicas de cálculo de fatias, tabela de preços, ideias para elaboração de mostruários, tipos de massas para bolos, receitas de massas de bolo para ser decorada, técnicas de batimento de massa, tipos de cobertura, receitas de glacê mármore, receitas de cobertura mármore, técnicas de montagem de bolos com marmorização, técnicas de decoração de bolo infantil com papel arroz em alto relevo, técnicas de decoração de bolos infantil, com escultura em bolos, técnica de modelagem de flores, folhas e laços, técnicas de decoração de bolo de 15 anos com uso de pasta americana, técnicas de modelagens de caixas de presentes em pasta americana e técnicas de decoração de bolos casamento e 15 anos.