A decoração de um evento é sempre um atrativo a mais que embeleza o cenário e chama a atenção dos convidados na festa, especialmente quando a decoração é temática e conta com arranjos e objetos diferentes e criativos. No caso de festas em lugares exóticos, o ideal é que os anfitriões optem por decorar o ambiente com arranjos que lembrem o tema da celebração e que sejam chamarizes, causando frisson nos convidados e arrancando elogios e suspiros de todos, como a decoração com esculturas de gelo.
As esculturas de gelo na decoração são bem mais comuns em festas na praia, casamento tipo luau ou festas natalinas em regiões mais frias no Brasil e em certas localidades da Europa e Estados Unidos. No Brasil, particularmente, são poucos os artistas e artesões capazes de fazer esculturas de gelo com formatos e tamanhos diferentes, com qualidade e que durem por muito tempo durante a comemoração, por isso, se você deseja contar com um desses enfeites na mesa principal de quitutes, saiba que é preciso pesquisar muitos profissionais no mercado e agendar com bastante antecedência o preparo de sua escultura a tempo da realização do evento.
Também é preciso ter muito cuidado com o transporte e a colocação da escultura no local reservado para que não corra o risco e quebrar, rachar ou ocorrer algum outro acidente de percurso que acabe estragando a peça de gelo. Vale lembrar que o valor de cada ornamento de gelo pode custar bem caro, dependendo do tipo de escultura, tamanho, formato, desenho e também do prazo que o escultor disponibiliza para confeccionar o produto.