Um quadro na parede pode fazer toda a diferença no visual de uma casa ou apartamento, não importa o local que esteja decorando, seja sala, quarto e ate cozinha. A tendência de decoração moderna em revistas de decoração demonstra que a moda misturar todos os estilos de quadros, com diferentes tamanhos, temas de pinturas e cores de moldura. Selecionar uma única parede do ambiente e montar um painel de quadros de estilos diversos pode fazer um efeito incrível, mesclando pinturas mais modernas com as mais tradicionais e também com gravuras e fotografias.
Deixar em um mesmo cômodo quadros e espelhos é outra forma de criar um aspecto bem despojado, especialmente nos dormitórios e salas de estar, segundo dicas de alguns decoradores de interiores. Quadrinhos temáticos em banheiros e cozinha dá um charme muito especial a esses cômodos, contrastando com azulejos mais claros. Uma boa decoração com quadros depende também da forma como os penduramos na parede e para isso existem algumas dicas primordiais. Para pendurar um quadro de forma harmoniosa, precisamos ter noção de simetria, saber combinar cores e estilos e ter bastante paciência para usar as ferramentas necessárias para se pregar quadros na parede com segurança.
Se o quadro for pequeno, pode-se usar fitas adesivas que seguram bem a peça, mas é mais indicado que os objetos fixados com fita adesiva fiquem em um local onde poucas pessoas passam. A fita adesiva tem um tempo de durabilidade, por isso, deixe para usá-la apenas em quadros e espelhos mais leves. Já se for um quadro pesado, lance mão de pregos, buchas, parafusos e furadeiras para perfurar a parede com mais facilidade, afixando os quadros de forma mais firme.
Muita atenção com paredes estufadas ou que estejam descascando, porque isso pode ser sinal que não são tão seguras para se pendurar um espelho ou quadro maiores. A umidade pode interferir na pintura e causar mofo nas gravuras, portanto, solucione o problema antes de decorar esse espaço com os quadros.