A decoração do bolo de aniversário não é algo tão difícil ou complicado de se fazer. E também não precisa gastar tanto para exibir aos seus convidados um belo bolo decorado de aniversário, feito com muita criatividade, originalidade. Se você ainda não tem idea de como fazer a decoração de um bolo artístico de aniversário, existem muitas dicas de receitas de bolo de aniversário em sites e revistas de culinária, inclusive com sugestões de enfeites e arranjos para bolo produzidos com ingredientes comestíveis, como biscuit e pasta americana.
A primeira coisa que você deve pensar ao preparar seu bolo personalizado é o tipo de massa: chocolate ou branco? Na verdade, considere eventuais gostos que os hóspedes possam ter quando você está decidindo que tipo de bolo vai fazer. Algumas pessoas optam por preparar dois bolos diferentes, que incluam dois sabores, para melhor atender os gostos de todos os convidados.
Há duas maneiras de criar um bolo de aniversário especial. Uma delas é criar uma decoração que está associada ao sexo feminino e masculino e também com os gostos do aniversariante: por exemplo, se o aniversariante toca algum instrumento, você pode decorar o bolo com o boneco de um violinista, guitarrista ou com o instrumento que a pessoa tocar. O outro é para decorar um bolo que tem um quadrado padrão ou forma redonda.
Bolos em diferentes formatos podem ser facilmente criados, aproveitando as duas formas básicas de bolo: forma retangular e redonda. Depois de criar a forma original, então você pode pensar em maneiras inteligentes para decorá-lo e adicionar o efeito esperado. Por exemplo, se for na forma de um automóvel ou caminhão, você poderia usar roscas doces como pneus.