Planejar e organizar festas com decoração temática é algo que requer muita originalidade, criatividade e certamente dá trabalho. Talvez a parte mais difícil para quem deseja promover um evento temático, seja um casamento, bodas, aniversário de 15 anos ou festa infantil, é a escolha de um tema. De preferência, esse tema não deve ser muito “batido”, já que aí a originalidade acaba sendo perdida. Para selecionar um tema, o anfitrião da festa pode contar com sites e revistas de decoração de festa e até mesmo empresas de assessoria de eventos, que estão acostumados a organizar todos os tipos de comemoração.
A partir da escolha do tema, já se pode começar a organizar cada detalhe, desde o buffet mais adequado ao tipo de decoração temática que se pode empregar no evento. Pesquisar em lojas de artigos para festas e casas de locação de adereços é o segundo passo para montar uma decoração que realmente combine com o estilo da celebração e que propicie muito charme e requinte à festa. Se você optou por um estilo de evento mais despojado, como as festas havaianas, então pode abusar dos colares havaianos, chinelos decorados e personalizados para lembrancinhas, tendas, mesas de frutas decorada com esculturas de gelo e muitas flores para adornar o local da festa. Uma comemoração com tema árabe requer muito incenso, velas, luminárias, almofadas, tapetes, lenços, tendas, espadas e outros instrumentos pra formar um cenário muito sofisticado e repleto e criatividade para causar um verdadeiro frisson entre seus convidados.
Se o tema for a Índia, muito em moda nos últimos tempos, almofadas, tecidos, lenços e móveis rústicos são uma boa pedida. As festas temáticas japonesas são bastante tradicionais e estão entre as preferidas dos casais e pessoas que adoram promover eventos. Para fazer uma bela decoração digna de tirar suspiros entre os convidados, capriche em objetos de decoração como leques, luminárias, incensos, ikebanas, bonsais, tapete em estilo japonês, tochas de bambu, origamis, biombos e kimonos. Não se esqueça de que festas de super-heróis, temas medievais, eventos temáticos dos anos 60, 70 e festas com tema futurista também são outras opções muito bacanas e que nunca saem de moda