Para ter uma festa de casamento bonita e elegante, a decoração deve esta entre os primeiros itens a serem organizados de forma cuidadosa e criteriosa pelo casal de noivos. Mesmo que a celebração de casamento seja um evento mais informal e despojado, as flores são artigos essenciais na decoração do ambiente, pois são artigos, sofisticados e que enfeitam com muita naturalidade. Preparar uma decoração com flores é uma arte, um dom e poucas pessoas, mas um bom decorador floral de casamento, ou florista de casamento, sabe como ninguém como combinar tipos de flores, com diversas cores, formatos e tamanhos. Algumas pessoas fazem uso de flores artificiais para ornar o ambiente, mas as flores naturais e exóticas são perfeitas e muito mais chiques, mesmo que durem menos tempo.
Grande parte das floriculturas conta com profissionais voltados à área de decoração, com cursos específicos em arte floral, e estão sempre prontos para ajudar e fornecer conselhos e ótimas sugestões de ornamento com flores. Um bom florista sabe escolher à dedo as flores típicas da estação, sempre menos dispendiosas do que as que estão fora da estação, e tem toda a noção de como harmonizar cores, tamanhos e formatos de flores com outros elementos de decoração, como luminárias, velas, tecidos e laços, artigos sempre muito apreciados pelas noivas para deixar o espaço do evento bem mais atrativo. Quando se contrata um decorador floral de casamento, o primeiro passo é levar o profissional até o local da celebração, seja um casamento, festa de 15 anos ou bodas, a fim de que ele conheça o ambiente onde vai enfeitar com as flores e possa ter idéias de novos estilos de ornamentos.
O decorador precisa também conhecer o estilo da festa, ou seja, se os anfitriões pretendem organizar uma comemoração temática, tradicional, exótica, moderna ou despojada, o tipo de decoração com as flores deve seguir a mesma linha para que haja harmonia entre cada item da composição da decoração. Sem esquecer também de que muitas nubentes gostam de usar as mesmas flores dos arranjos para os buquês de noiva e buquês de daminha de honra. Isso não é necessariamente obrigatório, mas a combinação dos arranjos é algo que dá mais charme à festa, especialmente se as flores forem exóticas para as festas temáticas.