Uma forma muito bacana de mudar a decoração de sua casa sem gastar muito é aproveitando os objetos antigos em qualquer tipo de material e transformar o visual das peças com uma técnica muito criativa chamada decoupage. A decoupage é um tipo de artesanato que surgiu na França e consiste em fazer recorte e colagens de figuras em materiais como madeira, vidro, tecido, metal, plástico ou acrílico, com a finalidade de revestir a superfície dos objetos, criando uma aparência diferente e muito mais elegante e charmosa.
Para fazer a decoupage são necessários poucos materiais, entre eles muito recortes de figuras, tesoura, revistas antigas, gravuras, cola branca e verniz spray ou acrílico. Caso queira a cor de fundo da peça em tom diferente, pinte com tinta acrílica ou látex para metal, madeira ou vidro, dependendo do material. Essa técnica é muito rápida e prática de fazer, deixando resultados deslumbrantes em qualquer tipo de objeto, mesmo que sejam mais antigos. Afinal, as gravuras darão uma nova cara às peças sem ser necessário gastar muito para renovar a decoração do seu lar.
O passo-a-passo da decoupage pode ser visto em revistas de artesanato e sites sobre decoração que falem sobre o assunto. Não é preciso ter toda a habilidade do mundo para a aplicação das figuras, basta contar com um pouco de criatividade e originalidade. O primeiro passo é separar um número razoável de figuras e gravuras recortadas, pelo menos na quantidade ideal para cobrir toda a peça. Se você preferir, pode utilizar poucas gravuras, o suficiente para dar um toque de mais requinte ao objeto.
Depois de lavar e secar a peça, passe cola branca nas figuras e cole-as de acordo com a disposição que desejar. Depois que a cola secar e as gravuras estiverem bem fixas, passe um pouco de verniz e deixe secar de um dia para o outro. Esse procedimento dará brilho e uniformidade ao trabalho, garantindo que no futuro as gravuras não se descolem, estragando o efeito da decoupage.