A palavra “demoiselle”vem do francês e significa “moça”ou “libélula”. Essa figura é muito importante no casamento, sendo representada pela amiga da noiva. As demoiselles substituem os pajens e daminhas de honra no cortejo de casamento e causam um verdadeiro frisson nos convidados. A escolha da melhor amiga para ser dama de honra adulta é um momento importante e pode ser muito bem-vinda para a amiga escolhida, especialmente se não chance de ser a madrinha de casamento dos noivos. Pensar em uma pessoa para entrar no cortejo do enlace matrimonial, à frente dos noivos, é um ato que deve ser pensado e planejado com muito cuidado e carinho, levando em conta, acima de tudo, a forte amizade.
Vale lembrar que os vínculos de carinho e afinidades, na maioria das vezes, são mais fortes de acordo com o tempo de amizade, quando ela começa na infância, por exemplo. Mas nada impede de você e seu noivo chamarem uma pessoa recém-conhecida, desde que haja afinidade, intimidade e confiança mútua. Além da vontade dos nubentes em ter a moça como demoiselle em um momento tão especial e significativo, o que precisa ser questionado é se a amiga também deseja estar ali, de coração e com muitos votos de felicidade aos noivos.
Nesse caso, não há obstáculos para impedir a presença da dama de honra adulta no cortejo da cerimônia de casamento. Como essa figura não é muito usual nos casamentos – as daminhas e pajens são os prediletos dos noivos – as demoiselles causam um verdadeiro alvoroço nos convidados, que sempre se surpreendem com a entrada das amigas. Para deixar o momento ainda mais especial, é aconselhável que a noiva e as amigas escolhidas conversem a respeito do traje de demoiselle que será usado, definindo modelos e cores de vestidos, incluindo também os buquês, que até podem ser do mesmo estilo do buquê da noiva.