A escolha da madrinha de casamento significa que os noivos têm muito apreço, carinho e consideração pela pessoa escolhida e por isso ela deve se preparar e ficar elegante e bonita no dia casamento, afinal também roubará a atenção dos convidados por alguns momentos e não pode fazer feio de jeito nenhum. A forma mais comum de as madrinhas se embelezarem é contando com os salões de beleza e centros estéticos nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e outras cidades onde haja esse tipo de serviço. Algumas madrinhas levam tão a sério os preparativos de beleza com penteados para madrinhas, maquiagem e outros tratamentos que agendam com alguns meses de antecedência o seu Dia de madrinha, uma espécie de Dia da Noiva.
Os centros de estética maiores e mais bem equipados contam com uma série de tratamentos para deixar a madrinha de casamento deslumbrante, do jeito que ela merece. Eles oferecem uma infinidade de tratamentos, que vão desde manicures e pedicures até massagens relaxantes, maquiagem, hidratação nos cabelos, limpeza de pele, drenagem linfática e penteados com os melhores hairstylists. Dependendo do salão, os profissionais fazem pacotes de tratamentos faciais e corporais para noiva se madrinhas, com descontos bastante interessantes. Os cabeleireiros e maquiadores ficam responsáveis por dar o toque final de glamour à madrinha, elaborando um penteado que combine com a personalidade dela e um estilo de maquiagem para valorizar os traços da mulher.
Para as madrinhas que estão acima do peso e desejam aparecer mais magras e elegantes no altar, a dica são os spas de emagrecimento com planos de tratamento estético voltado para as madrinhas e também para as noivas. Com alguns meses de antecedência, os profissionais do spa conseguem planejar uma dieta e planos de atividades físicas específicos para as madrinhas que querem perder peso a tempo para o casamento.