Quantas vezes não olhamos para os móveis de casa e temos a sensação (ou a certeza) de que eles estão velhos, com cara de “fora de moda”, mas nos falta dinheiro para mudar a decoração com mobília nova? Bem, nesse caso, não é preciso mudar todos os movei da casa para deixar o ambiente com cara de renovado, mais moderno e repleto de novidades. Com um pouco de habilidade e com o material certo é possível, pintar, lixar, renovar e trocar a cor de todos os mobiliários, incluindo tecidos e acabamentos. A primeira dica de como mudar os móveis vai para a mesa de jantar da sala. Se comprar uma nova está fora dos seus planos e do seu orçamento, a sugestão é entregar a mesa aos cuidados de um marceneiro experiente para fazer uma pátina ou apenas pintar o móvel de outra cor, não se esquecendo de trocar o tecido dos assentos por um estilo de pano mais moderno, com cores que vão sobressair no estilo da decoração de sua residência.
Caso você não possa ter esse gasto recorrendo ao marceneiro, tente fazer a reforma você mesma, talvez contando com a ajuda do esposo ou de uma amiga. Aí é só comprar o material adequado em uma loja de material de construção. Para mudar o tom do móvel, é necessário lixar para tirar todo o verniz para só então passar o novo tom de tinta escolhido. Vale lembrar que a tinta deve ser específica para pintar madeira, com um tipo de pincel adaptado para essa finalidade. Antes de passar a tinta no móvel, deve ser passado um produto chamado de seladora, para proteger a madeira. Essa técnica pode ser aplicada e qualquer mobiliário de madeira. Mudar o sofá de casa também é uma maneira bem bacana de trocar a “cara”da casa.
Mas nesse, o melhor é mesmo contar com o auxílio de um profissional para o resultado seja dos melhores, caso contrário, em vez de arrumar você poderá estragar a estrutura do sofá. Mas além de remontar o móvel, saber escolher o tecido perfeito é uma tarefa árdua, já que o sofá fica mais bonito quando sabemos harmonizar o estilo da estampa com as demais cores já existentes no mesmo ambiente. Uma outra forma de mudar os móveis é aplicando betume em mobiliários com um tom mais claro. O betume é um produto para escurecer a madeira, conferindo um toque de charme à madeira. Esse procedimento é rápido e fácil de fazer, e mesmo quem não tem experiência com esse trabalho pode conseguir bons resultados.