O estilo de decoração diz muito sobre o tipo de festa que está sendo organizada. E também traduz o estilo de vida dos anfitriões, o que eles gostam  e com o que se identificam. Por isso, fazer a decoração de um evento é tão importante quanto providenciar o traje para a celebração. Tudo deve ser planejado com atenção a cada detalhe, desde a combinação de cores, formas, tamanhos e objetos mais modernos mesclados aos mais tradicionais. Então, selecionamos algumas boas dicas para decoração de festas, para todos os estilos e tamanhos.
As festas infantis podem e devem receber muito colorido, com adereços e ornamentos que valorizem a festa e personalize o evento, como balões, serpentinas, máscaras, bonecos, faixas e muitos brinquedos. Para isso, o ideal é sempre recorrer às lojas de artigos para festas e empresas que fazem locação de brinquedos. Mas se você não tiver muito temo disponível para isso, conte com a ajuda de organizadores de festas. Os profissionais de assessorias de eventos são ótimos em organziar cada detalhe, com muito cuidado e carinho, sempre procurando pensar no orçamento reservado pelo cliente.  Já as festas sociais merecem um tom de requinte e sofisticação, com decoração elaborada com luminárias, velas, flores, folhagens, toalhas de tecidos finos, objetos de metal, vidro e cristal para dar um charme a mais ao ambiente.
Os eventos temáticos contam com uma infinidade de temas e objetos de decoração para deixar o ambiente mais elegante, despojado, moderno ou clássico. O mais difícil no início do planejamento de um evento desses é mesmo a escolha do tema. Depois é só deixar a criatividade falar mais alto e obter algumas sugestões em revistas de decoração e sites especializados nesse assunto.  Para as celebrações temáticas, o que não faltam são objetos coloridos e engraçados para enfeitar o salão de festas, como máscaras, perucas, balões de ar, confetes, tapetes, lenços, tecidos, almofadas e móveis alugados para decorar o ambiente.
Para decoração de festas de casamento, bodas e festas de 15 anos, as regras são as mesmas, tudo vai depender do estilo do evento, que pode ser mais clássico ou mais moderno e personalizado. Se for casamento na praia, por exemplo, o decorador pode usar e abusar de peças com tema marinho, como conchas, colares havaianos, velas, incensos, tochas e tecidos bem leves decorando o corredor por onde passarão os noivos. Enfim, basta ter originalidade, uma vez que o mercado dispõe de muitos objetos e materiais interessantes e que cabem no bolso.