Não basta pendurar seu vestido de casamento no armário onde ele estará vulnerável à poeira, bactérias, umidade, luz, traças, e outros fatores, além de poder ser deformado pelo cabide e por seu próprio peso. Para manter o vestido de noiva tão bonito ao longo dos anos, você guardá-lo com muito carinho. Embora não há nenhuma maneira de garantir completamente que uma peça de vestuário não amarele com o tempo, ter o seu vestido muito bem conservado dá maiores chances de deixá-lo sempre elegante.
Primeiro, após usar o vestido, mande o traje para serviço de limpeza, o mais rapidamente possível. Quanto mais você esperar, mais difícil pode ser remover as manchas especiais (como o vinho tinto e ervas) ou tratar determinados materiais. Muitas lavanderias especializadas oferecem um serviço de lavagem do vestido de casamento.
Para escolher a melhor lavanderia, pesquise os profissionais do mercado e se for necessário, peça indicação de amigos, porque sempre surgem muitas dúvidas na hora de selecionar o melhor local para cuidar do seu vestido, uma linda lembrança do seu casamento .
Pergunte sobre os problemas que possam ocorrer durante a limpeza (um tecido particularmente frágil, por exemplo, ou uma mancha de sujeira na roupa) e se as pequenas reparações podem ser feito, se necessário.
A limpeza deve usar um processo de lavagem e conservação, especialmente para as peças delicadas, bordadas com rendas, acessórios, entre outros. Seu vestido deve ser tratado separadamente de outros itens e, em muitos casos, lavado à mão, camada por camada. Áreas em torno da bainha e gola, por exemplo, são esfregadas primeiro, depois o vestido é limpo usando o método mais adequado para os seus materiais e tipo de confeccção.
Uma vez limpo, o vestido é envolto em papel absorvente para minimizar rugas e protegê-lo da poeira. O vestido é, então, cuidadosamente dobrado e embalado em uma caixa, muitas vezes com uma janela de plástico transparente através do qual o vestido (geralmente o corpete) é exibido. Certifique-se de que a caixa contém o vestido antes de sair da loja.
Uma vez que seu vestido está encaixotado em casa, o melhor lugar para se sob uma cama ou em um armário seco, fresco, bem ventilado e que esteja livre de pragas e que conte com segurança contra os efeitos nocivos da luz, calor e umidade. Não coloque a caixa em um saco plástico, pois retém a umidade e pode ocasionar mofo e bolor. Para maior proteção, coloque a caixa em um saco com tecido de algodão cru, que irá funcionar como um filtro contra a sujeira e poeira.