Mesmo com um vestido de noiva deslumbrante, mesa farta e decoração impecável, o que faz uma festa de casamento ser inesquecível são as músicas, com certeza. Afinal, a música é um elemento chave durante quase todos os momentos do dia, do momento do cortejo de casamento à hora do coquetel de recepção até o final da festa.
O mais importante é que as músicas devem refletir a personalidade do casal e traduzir os momentos mais marcantes do relacionamento a dois.
E para que tudo dê certo com relação à escolha do repertório e ao andamento da banda, algumas dicas são essenciais para que saia como o planejado.
Nunca inicie a cerimônia de casamento em silêncio, pois, provavelmente seus convidados ficarão à espera do cortejo por, pelo menos, 20 a 30 minutos e se o silêncio for absoluto, haja paciência, todos ficam muito irritados com a espera. Para esse momento, selecione músicas calmas e melódicas, que amenizarão um pouco a ansiedade dos convidados.
Pode ser o seu dia do casamento, mas infelizmente não é a sua igreja. Quando se trata de música para cerimônia religiosa, muitas igrejas e sinagogas têm certas regras e regulamentos que interferem sua escolha de músicas. Por isso, converse antes com o padre da sua paróquia para não ter nenhuma surpresa desagradável.
Por mais que confie nos músicos da banda contratado ou Dj, nunca deixe o repertório de canções só a cargo dos contratados. Planeje sempre uma lista de músicas da preferência do casal para não cair em armadilhas de músicas desagradáveis aos ouvidos dos convidados.
O repertório também deve ser bem amplo, com variedade de estilos. Nada de tocar só músicas dos anos 60, 70 ou 80 ou rock pop. O interessante é que toque de tudo um pouco, afinal haverá convidados de todas as idades e gostos musicais.
E peça sempre para que realizem alguns ensaios antes do casamento, garantindo a qualidade do som. Reserve músicas mais suaves para o momento do coquetel e deixe as mais dançantes para a hora do baile, assim os convidados não se sentem incomodados com som alto em uma ocasião em que querem conversar e jantar calmamente.