Ao escolher o modelo do convite de casamento ideal para sua festa, lembre-se de que o melhor pode não ser o mais caro, por isso, pesquise antes em muitas lojas e gráficas e selecione o estilo de convite que mais harmonize com a sua festa. Considere itens como preço e qualidade e sempre fique atenta à qualidade do tipo de papel, impressão, caligrafia, adereços e mensagens que serão inseridas nos convites de casamento.
Muitos noivos sempre ficam com dúvidas na hora de escrever uma bela mensagem para seus convidados. Além de sites que indicam diferentes frases para o convite, você e seu noivo pode elaborar algumas mensagens de próprio punho, usando a criatividade e deixando coração falar mais alto nesse momento. As frases devem ser feitas com carinho, expressando a alegria dos noivos.
Um casamento formal pede convites mais formais, que podem ser elaborados em papel vergé, couché, papel cartão e com decoração fina e sofisticada, usando rendas, flores, caligrafia artística e com cores mais neutras, como branco, bege, creme e cores mais sutis. Já um casamento sem festa pede um convite de casamento mais informal, que até pode ser bem despojado, segundo o gosto pessoal dos noivos. Caricaturas, frases personalizadas e fotos também são muito usados hoje em dia.
O ideal é sempre encomendar uma quantidade maior de convites, caso haja algum erro no momento de subscritá-los. Fazer convites a mais é importante caso muitos convidados apareçam de última hora, assim os anfitriões não ficam na saia-justa!
Para convidados que morem m outra cidade, coloque sempre o mapa do local do casamento e procure entregar todos os convites até, no máximo, 1 mês antes do casamento. Os padrinhos e madrinhas também merecem receber os convites, mesmo já sendo automaticamente convidados.