O véu e a mantilha formam uma composição perfeita no look das noivas, mas existem algumas diferenças que as nubentes precisam conhecer antes de escolher o estilo de véu que mais harmonize com seu vestido de noiva. Outro detalhe também importante é a noiva definir com seu cabeleireiro qual será o modelo de penteado que será elaborado, principalmente se os cabelos da noiva forem curtos, porque isso influenciará igualmente na seleção ideal do modelo de véu.
Geralmente, os véus de noiva são feitos com tecidos bem leves, pode ser de renda, cetim, tule, organza ou seda, e são presos com a grinalda. As mantilhas são estilos de véus mais pesados, geralmente confeccionados com renda, com aplicações de bordados de pedrarias. As mantilhas também podem ser feitas de tule bordado ou tule com algumas aplicações em renda, o que confere mais charme e requinte à peça. Uma boa dica para escolher o tamanho do véu e da mantilha para o casamento é prestar atenção ao horário da cerimônia.
Se o enlace matrimonial for ocorrer pela manhã, prefira o véu mais curto, evitando que ele se arraste pelo chão. À noite, os véus de caudas maiores são permitidos, porque a ideia é que seja mesmo arrastado pelo chão, formalizando um estilo mais clássico de vestido de noiva modelo princesa. Leve em consideração alguns detalhes para definir seu estilo de véu de noiva. O primeiro deles é a altura da nubente e o segundo, o formato do seu rosto.
O véu ou mantilha devem valorizar ao máximo o formato do rosto da nubente, salientando suas expressões. As noivas mais baixinhas devem optar pelos cabelos presos com um arranjo no qual o véu mais curto ficará acoplado. As mais altas podem abusar das mantilhas.