O discurso de formatura é o ponto alto desse tipo de cerimônia, em que todos se emocionam com as palavras escritas pelos estudantes em agradecimento aos colegas, pais e professores, enfim, a todos aqueles que fizeram parte da história de vida do estudante e que o ajudaram a conquistar vitórias na vida acadêmica.
Mas para emocionar a todos os presentes e ser motivo de frisson entre os convidados para a cerimônia de formatura, o discurso deve ser adaptado apenas para a sua classe de formandos e escrito de forma criativa e original, mencionado fatos que os colegas tenham conhecimento e que traga boas lembranças a todos eles. Se você foi selecionada para elaborar o discurso de sua turma, então eis aqui algumas dicas para escrever um discurso de formatura inesquecível:
Conte algumas histórias: as histórias devem relatar acontecimentos engraçados ou emocionantes sobre os alunos da turma, os professores e outras pessoas importantes da faculdade, como alguns funcionários, pessoas que tiveram papel fundamental na sua formação acadêmica. A plateia estará repleta de pais e pessoas que não fazem parte da turma de formandos, então, ao citar seus amigos e colegas, faça isso de modo que todos se familiarizem com eles.
Fale sobre os principais eventos: quais são as coisas importantes que aconteceram no mundo, sua comunidade, ou na sua escola nos últimos quatro anos? Inclua esses detalhes no seu discurso, especialmente se estes acontecimentos evocam emoção. Fale sobre atividades significativas que sua turma fez em conjunto, como participação em projetos sociais, viagens em grupo, trabalhos para ONG´s, festas sociais e todas as outras atividades realizadas por grupos. Isso fará com que todos eles se lembrem do companheirismo e amizade que certamente desejarão levar para o resto de suas vidas.
Use referências à cultura popular. Esta é uma época da cultura popular, portanto, incluir no discurso de formatura as referências para a cultura popular é outra coisa que você pode fazer para tornar seu discurso mais pessoal. Não fale sobre você mesmo. Bem, você até pode falar um pouco sobre si e seus sentimentos em uma data tão especial e marcante, mas só um pouco. Este discurso é dirigido a todos, e não é muito elegante roubar o foco somente para si mesmo.
Use piadas com parcimônia. Seus colegas podem apreciar piadas internas, mas o público não saberá do que você está falando. Agradecimento aos pais: peça a todos na classe que homenageiem os pais com uma salva de palmas. Isso os deixará muito orgulhosos, além de ser um fato que ficará para sempre marcado na memória de todos os pais e mães presentes.
Agradecimento aos professores: ao agradecer os professores, não se esqueça de fazer o mesmo em relação ao reitor da faculdade e ao diretor do seu curso de graduação.