Assim como os convites de casamento, os envelopes selecionados para guardá-los são importantes e devem ser levados a sério na hora de definir o modelo do envelope, seu formato, tamanho, tipo de papel, de decoração, cor, quantidade e adereços. Da mesma forma que o convite de casamento precisa estar em sintonia com o estilo da festa de casamento que você e seu noivo planejaram, os envelopes devem combinar com o convite, sendo um complemento tanto no quesito beleza quanto no quesito formalidade.
Ao definirem o modelo de convite pretendem confeccionar para a cerimônia de casamento, já escolham também o tipo e a tonalidade do papel com o qual serão produzidos os envelopes. Hoje, em papelarias e gráficas, existe uma infinidade de tipos de papel para envelopes com um toque mais moderno, tradicional, personalizado ou ecológico, ficando a critério do casal decidir qual deles preferem.
A quantidade de envelopes a serem produzidos também é outro detalhe a que os noivos devem ficar atentos. Nunca encomendem o número exato de envelopes e convites, sempre peçam um pouco a mais, pois sempre existe a possibilidade de surgirem outros convidados ao longo dos preparativos do casamento e seria muito corrido refazer os pedidos de encomenda de última hora. Outra dica importante: pesquisem mais de uma gráfica no mercado antes de fechar negócio com a primeira que encontrarem. Isso porque há muita variação de preços, qualidade do trabalho e prazos de entrega.
Verifiquem o portfólio dos profissionais e se cumprem os prazos de entrega combinados, por exemplo, pedindo informações com pessoas que já utilizado os serviços deles. Por fim, não se esqueça dos selos para envelopes, um acessório indispensável que garante mais charme e requinte aos convites. Em papelarias você pode encontrar inúmeros modelos de selos para envelopes, inclusive com inscrições para datas especiais, como aniversários e casamentos.