Existem Convites de casamento de todos os tipos. Atualmente são tão variados o design e o estilo que qualquer noiva, por mais decidida que seja, fica confusa na hora da escolha. Um fator fundamental é definir o quanto você pode gastar com os convites, pois o seu bolso que irá determinar se será um modelo simples, ou sofisticado. Aqui segue um guia rápido para ajudar você a escolher o estilo do seu convite de casamento.
Convite Tradicional:
Convites tradicionais acompanham a mesma linha de um casório tradicional. São simples e contém o mínimo de informação possível, como nomes, local, hora e a data, escritos na frente e no verso. Geralmente possuem cantos arredondados de estilo clássico. Estes tipos de convite são mais encomendados para casamentos formais, tanto que a cor ele só está disponível em duas cores, branco ou marfim.
Convite Clássico:
Semelhantes em muitos aspectos ao convite de casamento tradicional, porém com alguns detalhes diferentes. Os convites clássicos são dobrados, as letras são impressas na frente e em seu interior. A parte da frente é bem trabalhada e com detalhes sutis e sofisticados, as informações básicas são impressas na parte de dentro. Este estilo de cartão pode se adequar a qualquer tema de casamento, há espaço para a criatividade, pois ele pode ser confeccionado em qualquer cor. O interessante é que o orçamento do convite clássico costuma ser amigável.
Convite Moderno: Os Convites modernos são os mais ousados e criativos. Nesta categoria não são só as cores que variam, os formatos e tamanhos também são adaptáveis. Uma característica deste modelo é ter informação de todo o tipo sobre o casamento. Sobre a lista de presentes, mapa do local da igreja e da festa. A vantagem deste estilo é poupar tempo respondendo emails e telefonemas dos convidados com dúvidas sobre o casamento. Dependendo de quanto tem para gastar, você poderá escolher entre os tipos de impressão, desenhos personalizados ou elementos de design e assim por diante.
Convite Feito à Mão:
Trata-se da opção mais barata e menos sofisticada de um convite de casamento. Este estilo é pouco usado, pois quem planeja um casamento por mais que não tenha tanto dinheiro, quer tudo do melhor possível.  As papelarias costumam ter em estoque os convites prontos para preencher a mão em sua própria casa. Para alguns pode ser um dilema, pois é fundamental ter uma letra perfeita.