Cabelos domados, lisos e hidratados são apenas alguns dos diversos benefícios que a escova de chocolate proporciona às madeixas. Centros de estética e salões de cabeleireiros já contam com esse tipo de tratamento há algum tempo e a escova de chocolate vem fazendo a cabeça de muitas mulheres, literalmente, que conquistaram mais beleza com cabelos domados, brilhosos e muito mais lisos com a nova formulação da escova de chocolate, que dá efeitos parecidos com a escova progressiva ou definitiva, porém não contém formol. Para as mulheres que vão se casar então, a escova de chocolate é uma bênção, já que as noivas desejam aparecer lindas em seu casamento.
A escova de chocolate é formulada a base de queratina líquida, cafeína e cacau, produtos que realizam uma drenagem capilar, hidratam e possuem ação emoliente, fazendo que os fios fiquem menos volumosos e, portanto, mais lisos. Depois de aplicado, a escova de chocolate dura cerca de três meses, sendo necessário seu retoque apenas na raiz dos cabelos. O cacau e a cafeína, associados ao tioglicolato de amônia recuperam os estragos feitos por produtos químicos e agentes naturais.
O tratamento também pode ser feito em cabelos com outros procediemntos químicos e dura cerca de duas horas para ser finalizado. O preço médio da escova de chocolate chega a R$ 250,00, mas dura um certo tempo. Após fazer a escova de chocolate, o cabelo não pode ser lavado por cerca de três dias, para que os nutrientes aplicados aos fios não se percam. Prender os fios também nem pensar, pois eles ficam marcados e o efeito esperado não acontece.