A alta costura, proveniente do termo francês “Haute Couture”, e significa “trabalho com agulha”, sendo realizado manualmente e com a mais alta qualidade, seguindo os padrões da Câmara Sindical da Alta-Costura de Paris, o berço do estilismo de alta costura. Muitos estilistas famosos vieram de lá e empregaram seus conhecimentos na arte de planejar e confeccionar os trajes de algumas grifes mais famosas, chiques e conhecidas do mundo todo, especialmente o da moda. Alguns termos como “prêt-à-porter” (pronto para vestir) e “Maison” (casa) vieram do dicionário francês e acompanham a alta costura, que tem como uma das características o uso de croquis no desenho de peças a serem produzidas.
Alguns dos mais famosos estilistas de alta costura se mantêm vivos através da moda até a época contemporânea, por meio de suas coleções que sempre se renovam, de criações de perfumes, óculos, bolsas, sapatos e outros acessórios voltados aos públicos feminino e masculino. Entre os estilistas renomados do mundo da alta costura estão: Chanel, Dior, Pierri Cardin e Giorgio Armani.
O estilista italiano Giorgio Armani está entre os mais bem conceituados do mundo e, atualmente, é considerado o designer de moda independente mais bem sucedido. Fundou sua companhia em 1074, estabelecendo um novo padrão de moda feminina quando, ao se basear em trajes masculinos, criou peças femininas com acabamento e corte que valorizassem a silhueta da mulher. Pierri Cardin foi um estilista francês foi um membro da Chambre Syndicale de la Haute Couture et du Prêt-à-Porter e da Maison du Haute Couture entre 1953 e 1993. O estilista ficou muito famoso por seguir um estilo de vanguarda e preferir as formas geométricas, ignorando as formas mais femininas.
Christian Dior nasceu em Granville, França, em janeiro de 1905. Filho de um comerciante, sonhava em ser artista plástico, mas seu pai o mandoupara Paris para estudar Relações Internacionais, pois sonhava em ver o filho se rornar um diplomata. Em Paris, conheceu a pintura e as artes e, após conhecer um empresário do ramo têxtil, consegui patrocínio para suas criações na moda.
Em 1974, inaugurou a Mansão Dior de Alta Costura, impulsionada pelo estilo New Look, que resgtava a feminilidade da mulher. Givenchy e Chane; são outros ícones da alta costura. Gabrielle Chanel, mas conhecida como Coco Chanel, foi responsável pela criação de chapéus, dos famosos tailleurs, bolsas e também do conhecido perfume Chanel no5. Não podemos deixar de citar outros estilistas que marcaram a história da alta costura, como Givenchy, Valentino, Versace, John Galliano, Yves Saint Laurent, Loris Azzaro e Christian Lacroix.