Os convites de casamento são um dos primeiros itens a serem elaborados e planejados pelos casais ao decidirem subir ao altar.  Com tantos modelos e estilos de convite de casamento, fica até difícil escolher um que combine bem com a festa de casamento que os noivos estão organizando. Por isso, a ajuda de uma assessoria de casamento é tão primordial, especialmente para quem está se casando pela primeira vez.  O ideal é que o casal veja alguns modelos de convites em revistas e sites para noivas, que contêm muitas informações e dicas preciosas para colaborar com as decições da noiva e de seu futuro marido.
As gráficas possuem uma enorme quantidade de modelos de convites para várias ocasiões, desde casamentos, bodas, aniversários de 15 anos e outras datas comemorativas. Os convites tradicionais são muito procurados, com diferentes tipos de papel e caligrafia para convites. Alguns casais mais modernos e despojados preferem os convites personalizados, que recebem caricaturas e uma decoração muito especial, com laços, fitas, folres e outros adereços.
Os convites online de casamento são outra opção muito bacana para os casais que gostam de praticidade, uma vez que eses modelos permitem que o casal possa incluir fotos, mapas e já tenham a confirmação da presença dos convidados pela internet mesmo. Convites reciclados também estão na moda, afinal a preocupação com o meio ambiente está cada vez maior. Com papéis reciclados é possível confeccionar belos convites de casamento, mudando o tipo de papel a coloração, a decoração e a caligrafia. Aliás, o trabalho do calígrafo é de extrema importância para a qualidade e beleza do convite de casamento. A escolha da gráfica também pesa muito na escolha do casal, que deve pesquisar muitas empresas, comparar preços e, principalmente, comparar a qualidade do tipo de papel e da impressão dos convites.