Você já experimentou os finger foods? Com certeza, em alguma festa, você já deve ter experimentado aquelas comidinhas e canapés deliciosos servidos em quase todos os tipos de festas, porém não conhecia seu nome. Eles são os finger foods, traduzindo literalmente: “comida para comer com as mãos”. Esses deliciosos quitutes são a grande moda nas festas mais informais e modernas, pois a forma como são servidas é bastante prático e os anfitriões não precisam se preocupar em servir as comidinhas com garfos, facas e pratinhos. Isso representa muita praticidade e economia para quem planeja organizar um evento, seja um casamento mais informal, uma formatura ou festa de aniversário. Para as mulheres, são os quitutes ideais, pois são gostosos, alimentam, contudo não borram o batom e nem sujam os dedos.
Vale lembrar que não são somente as comidinhas salgadas que podem entrar no cardápio de finger foods. Os docinhos também são perfeitos para servir aos convidados, causando frisson entre todos os presentes pelo sabor e também pelo colorido que proporcionam à mesa do bolo. Na hora de escolher o buffet que irá preparar o cardápio da celebração, os anfitriões devem agendar um dia especial para a degustação de todos os quitutes, selecionando os que mais agradarem para o menu. Além da sabor, eles também devem avaliar os ingredientes, preços e tamanhos dos quitutes. No menu, se encaixam perfeitamente finger foods como: canapés salgados e agridoces, minisanduíches, minicups, nuggets, kids food (hot dog, batatas fritas e hambúrgueres), mousses, sticks de frango e muitos outros aperitivos.
Além de serem muito práticos, também são ideais para festas onde as pessoas tenham que comer em pé, em celebrações com serviço à americana, por exemplo. Dessa forma, todos os convidados ficam muito bem servidos, porém não precisam se preocupar com acomodações para o jantar, uma vez que todos os aperitivos podem ser degustados de uma forma muito simples e sem maiores dificuldades. Alguns bufês mais modernos e antenados com as novidades em termos de menu e cardápios para eventos apostam nesse tipo de comida para satisfazer aos seus clientes e aos convidados da festa de uma forma muita econômica e com grande variedade de pratos e sabores.