Com diferentes formas para bolos é possível confeccionar bolos decorados em diversos formatos: quadrados, redondos, ovalados, em forma de coração, de estrela, entre outros. Vale ressaltar que em festas infantis, a criatividade pode e deve rolar solta, por isso use e abuse das formas com desenhos geométricos para produzir um delicioso bolo decorado para seus filhos e chame vários convidados.
Em lojas especializadas em artigos para festas você encontra formas para bolos em vários tamanhos e materiais. Além das formas de aço inox, as formas de silicone para bolos são as mais procuradas pelas donas de casa e também por profissionais da área gastronômica, como confeiteiras e cake designers. As formas de silicone para bolo são fáceis de manusear, práticas para lavar, podem ser levadas ao forno e também à geladeira e não deformam, sendo muito flexíveis.
Outro benefício de se usar formas de silicone é que elas não racham com facilidade e o bolo não fica grudado na forma. Sem contar que são muito mais versáteis, bonitas e econômicas, pois duram por muito tempo e você não precisa renovar suas formas de silicone por um bom tempo. Devido ao material, que proporciona uma distribuição uniforme de calor, o cozimento é mais rápido, economizando gás ou energia. Podem ser utilizadas em fornos convencionais (gás/elétrico), microondas, freezer.
Alguns cuidados devem ser tomados ao se utilizar esse tipo de forma, por exemplo, não utilizar objetos cortantes na superfície das formas, não utilizar em contato direto com fonte de calor (chama ou resistência elétrica) e não utilizar produtos abrasivos para limpeza, em que se recomenda o uso de detergente neutro e esponja.