Quando se trata de escolher a formato do bolo de casamento, é importante ter em mente o estilo de casamento. Aqui, as formas mais comuns de bolo e dicas de decoração.
Redondo: Embora alguns possam pensar que esta é um formato comum, a simplicidade de um bolo redondo fornece o cenário perfeito para texturas e cores interessantes.  Sem contar que não há necessidade de exagerar na decoração de um bolo redondo, basta uma cascata de flores coloridas de açúcar.
Quadrado: o bolo quadrado representa uma alternativa moderna para um bolo de casamento, ele é perfeito para casais que procuram algo diferente.  Uma decoração interessante é suavizar as pontas com um toque sutil de flores em tons pastéis. Fitas também são capazes de enfatizar a forma quadrada.
Pétala: Conhecido como o bolo recortado, o formato pétala remete a uma flor. As confeiteiras costumam usar formas de bolo redondo para dar a forma ideal. Por ter um visual diferenciado, este tipo de bolo também não exige muita decoração. A cor ideal para este estilo é o branco. Flores de açúcar também caem bem na decoração.
Hexagonal: Esta maravilha de seis lados é a resposta criativa para um bolo de casamento. Com uma aparência tão impressionante, a noiva vai querer manter apenas o bolo, puro e simples sem qualquer decoração. Para um toque sutil, a noiva deve optar por pérolas decorando as bordas do bolo.
Assimétrico: Este formato demonstra atitude.  É como se a noiva optasse por uma decoração ousada para o casamento. O bolo assimétrico é indicado para enlaces informais, ele não combina muito com um salão elegante ou jardim sofisticado. Como decoração nada de flores de açúcar, o ideal é apostar em cores e usar em cada camada um tom diferente.