Após a formatura na Graduação, o formando se vê pronto para se lançar no mercado de trabalho e ir em busca da tão sonhava vaga em uma grande empresa, bem conceituada no mercado, que possa suprir todas as suas expectativas de crescer na profissão e construir uma carreira sólida e de sucesso. Mas assim como ele, muitos outros jovens se formam e vão em busca de realização profissional e ao começa o que se chama de concorrência. Nesse caso, então o que fazer para conseguir um emprego e se destacar dos demais concorrentes?
Bem, especialistas em RH dão diversas dicas de como conseguir um emprego prestando atenção em fatores como: conhecimento, postura, determinação, flexibilidade e persistência. Para conseguir a vaga dos seus sonhos, a primeira coisa é elaborar um curriculum vitae consistente e que chame a atenção para seus conhecimentos e qualidades e no que isso pode ajudar a empresa a também se desenvolver. Muitas pessoas preferem enviar os curriculuns por e-mail, mas o ideal é que o candidato a uma vaga coloque a mão na massa e saia em busca dos sonhos. Entregar um curriculum pessoalmente já é a primeira forma de o empregador conhecê-lo e formar a primeira impresso.
Por isso, nada de ir vestido de qualquer jeito. O traje social é o melhor caminho que você escolher para se apresentar ao seu “futuro chefe”, especialmente se for uma grande empresa e se o cargo a que você se candidata pede uma certa formalidade. Postura, jogo de cintura, flexibilidade e inovação são outros atributos que seu potencial patrão espera de você. Portanto, nada de assumir uma postura retraída e mais: não fale de mais e nem de menos, assim você evita mostrar ansiedade, egocentrismo ou excesso de timidez.
Ao marcar uma entrevista de emprego, procure ser pontual, pois isso demonstra comprometimento com a empresa, mas cuidado para chegar com muito tempo de antecedência: isso mostra nervosismo e ansiedade, dois fatores que atrapalham muito o bom desempenho de um funcionário que se mostra muito afobado. Se puder fazer alguns testes na frente do espelho antes da entrevista, melhor. Dessa forma você pode se auto-avaliar e escolher as palavras certas para responder às investidas do entrevistador. Com relação à aparência, atenção homens: cabelos curtos, barba feita e terno são essenciais para uma boa apresentação. Para as mulheres, uma maquiagem discreta, cabelos penteados e presos, roupas sociais, saltos mais altos e nada de decotes, perfumes fortes ou saias curtas.