As ikebanas são uma arte milenar japonesa que tem como finalidade dispor flores e folhas em arranjos de forma bem harmoniosa e todas as posições definidas para as flores possuem um significado muito especial. Os arranjos florais são maneiras muito delicadas de enfeitar um ambiente, seja na própria residência ou no escritório, e seu custo acaba saindo bem mais barato também. Isso porque as ikebanas podem ser confeccionadas em casa mesmo, é só se basear em dicas de especialistas em arranjos florais em revistas de decoração.
Para fazer sua ikebana, são necessários alguns acessórios, como vasinhos de flores, tesoura especial para cortar os galhos maiores, lacinhos para os vasos e até pedrinhas, caso queira enfeitar um pouco mais seu arranjo. Além de um belo ornamento, as ikebanas são perfeitas para quem deseja se distrair e renovar as energias mexendo com plantas. Vale lembrar que as ikebanas mais bonitas são feitas com flores naturais e não artificiais, até porque, com folhagem artificial, a arte perde seu maior propósito que é o renovar a energia física e espiritual.
Um pedaço grande de espuma é importante para afixar as flores dentro do vaso de vidro ou cerâmica, de acordo com seu gosto pessoal e de como deseja a decoração da sua casa. Depois, eleve seus pensamentos e comece a cortar o caule das flores de tamanhos diferentes, pois isso significa a hierarquia dentro de uma família: a maior flor representa o pai, a flor média, a mãe e a flor menor, o filho. Após afixa as flores, continue a decorar o caso com as folhagens. Para comprar todo o material que necessita, conte com as lojas de artigos para presentes e com as floriculturas, que sempre vendem diversos tipos de flores. De acordo com a estação, escolha um ramo de flores que esteja em alta e que possa se mais barata para o seu bolso.