Para muitas pessoas que moram no interior e desejam curtir um fim de semana no litoral, a melhor opção é alugar um imóvel de temporada e curtir os dias de sol do verão com a família. Em geral, os apartamentos construídos para temporada são menores do que os convencionais, mas são sempre muito bem localizados, perto da praia, de padarias, supermercados, lojas e bancos. Isso facilita a vida do turista, que não precisa se locomover a grandes distâncias para ter suas necessidades atendidas. Alguns proprietários de apartamentos e casas no litoral norte de São Paulo ganham um dinheirinho extra ao alugar suas moradias para turistas que visitam o local durante a alta temporada.
Para anunciar, eles se utilizam de jornais e sites na internet, e também fazem locação de imóveis por indicação de amigos. Uma das formas mais comuns de alugar ou até mesmo comprar um imóvel de temporada é recorrendo às imobiliárias. Estes estabelecimentos trabalham comum número muito grande de residências e certamente a pessoa interessada pode encontrar uma moradia que corresponda às suas expectativas, tanto no quesito valores, como em localidade, infra-estrutura, segurança e conforto. Se você pretende fechar o aluguel de casa de praia para temporada por poucos dias, pode procurar também anúncios feitos em jornal e por site, mas alguns cuidados são primordiais para não cair em armadilhas e estragando o passeio de fim de semana.
Sempre peça para conhecer o imóvel pessoalmente antes de fechar o negócio, procure fazer uma lista de todos os móveis, eletrodomésticos e objetos contidos no local. Dessa forma, tanto locador como locatário se asseguram de que o imóvel ficará no mesmo estado em que se encontrava antes da locação. E se o negócio for fechado sem a visita prévia à residência, pelo menos tente ter acesso a fotografias e outras referências do imóvel, certificando-se de não “alugado gato por lebre”!