As noivas e noivos que vão subir ao altar brevemente certamente sabem o que é ter uma noite mal dormida, com a insônia rondando horas a fio, sem deixar que o corpo descanse e tenha uma noite tranquila de sono. Problemas para dormir podem ser típicos da fase que antecede o casamento, afinal os noivos estão mais estressados do que o normal, correndo atrás de organizar cada detalhe do casamento e torcendo para que tudo dê certo. A falta de repouso e o excesso de ansiedade são as causas mais comuns de insônia nos nubentes, mas se for um fator que persista durante muito tempo, o ideal é procurar um especialista no assunto.
Se você passa noites e mais noites em claro, tem o sono interrompido, uma sensação de sonolência muito forte durante o dia, cansaço, mau humor, déficit de concentração e perda da capacidade intelectual, saiba que esses são os sintomas mais característicos de insônia crônica e precisa ser tratado com medicamentos, terapias e até com medicina alternativa. Hoje já existem muitas metodologias de trabalho dentro da medicina alternativa que permitem ao paciente se curar e controlar algumas doenças que tenham como causa o lado emocional.
No caso de a “vigília noturna” ser causada por fatores emocionais, a prática de yoga e acupuntura associados aos florais de Bach podem trazer resultados eficazes em longo prazo. Mas se as causas forem químicas, então se faz necessário o uso de medicamentos e outras formas de tratamento estabelecidas por um médico especializado e competente, que aplicará novas metodologias contra esse mal que tanto incomoda as pessoas.
Mas é importante saber também que existem formas de prevenir a insônia ou amenizá-la ao máximo, com simples atitudes que vão desde manter uma alimentação saudável até praticar esportes e procurar deixar a mente sã e descansada, buscando atividades de lazer que tragam bem-estar e desestressem o corpo. Evitar tomar café e chás pretos antes de dormir e ficar longe de alimentos que contenham substâncias estimulantes, como chocolate e comidas condimentadas, já é um bom começo. Procure substituir bebidas e alimentos por outros mais tranquilizantes, como o leite, pois contém triptofano (auxiliar do sono) e alface, que, além de ser rica fibras, possui efeito calmante, perfeito para um sono calmo e recuperador.