Tem mulher que não pode nem ouvir o nome, outras adoram esse artigo e não dispensam uma novidade quando surgem novos modelos, mais práticos e bonitos para se usar no dia-a-dia. Estamos falando das panelas, temidas para umas e adoradas por outras. Independentemente disso, a verdade deve ser dita: o jogo de panelas é um dos itens primordiais na cozinha e sem elas o almoço e o jantar de nossa família não estariam garantidos. Ou seja, se você está preparando sua lista de presentes para chá de cozinha, deve ter como prioridade incluir as panelas tão funcionais e de grande utilidade no cotidiano, mesmo que cozinhar esteja longe de ser o seu forte.
Contrariando a famosa canção "panela velha e que faz comida boa", com tanta tecnologia as panelas novas tomam espaço na cozinha de casa. As mulheres modernas não têm mais do que reclamar, pois as panelas de aço e de barro usadas antigamente por nossas mães ou avós foram aos poucos sendo substituídas por jogos de panelas em aço inox e antiaderentes, fáceis de limpar, pois a comida não gruda no fundo do utensílio doméstico. Só essas vantagens já são suficientes para nos fazer entrar na cozinha e preparar aquele delicioso jantar em homenagem à família ou os amigos, só para ter a oportunidade de mostrar a todos os utensílios dados de presente no casamento. Já diziam nossas avós que o material usado na confecção da panela influencia o gosto da comida. Elas tinham razão. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher a marca desse utensílio de cozinha indispensável no preparo dos quitutes.
A dona de casa não precisa se prender apenas ao preço do jogo de panelas em aço inoxidável, ela também deve ter em mente que a marca e a qualidade do material são fatores fundamentais para aumentar a durabilidade do produto, gerando economia quando não precisamos renovar nosso estoque de panelas de ano em ano. As marcas de jogo de panela mais conhecidas e bem conceituadas são as panelas Tramontina, as panelas de cerâmica refratária da Brinox e o conjunto de panelas Nigro. Para quem gosta de um pouco mais de requinta na cozinha e conta com orçamento para isso, as panelas e caçarolas Le Creuset, grife francesa, são sinônimo de charme e requinte, com qualidade e características artesanais.