Determinados tipos de tecidos em roupas e estofados não podem sofrer comas agressões e uma lavagem convencional, utilizando-se água e sabão em pó. Com alguns tecidos, pode haver o desgaste das fibras e também o desbotamento da cor, ocasionando na perda do produto. Nesses casos, o ideal é fazer a lavagem a seco, uma forma muito eficaz de deixar o tecido limpinho novamente sem causar deformações, manchas ou desbotamentos. A lavagem a seco não é propriamente a lavagem sem a utilização de líquidos, já que as roupas ou outras peças são imersas em um produto especial, que só pode ser manuseado por profissionais e pessoas que conhecem sua aplicação, senão os efeitos podem ser o contrário do que se espera.
Atualmente, em quase todas as grandes cidades, há pelo menos uma empresa de lavagem a seco, entre elas, a mais conhecida está a 5àsec. A 5àsec é uma lavanderia que já está há muitos anos no mercado e seus funcionários contam com treinamento especializado para lavar e passar roupas, colchas, carpetes, edredons e outros produtos confeccionados em tecido. Além da lavagem convencional a lavagem a seco é outra especialidade da empresa. Se o sofá da sua casa ou aquela poltrona antiga, herança de família, estão bem empoeiradas, não tente limpar o tecido dos móveis com produtos que você não conhece bem, pois pode acabar estragando o tecido e perdendo o mobiliário, acarretando um gasto muito maior do que se tivesse optado pela lavagem a seco de tecidos.
Certamente, próxima à sua casa deve haver alguma limpadora de tecidos, mas prefira aquelas sobre as quais você recebeu alguma informação ou indicação, a fim de evitar problemas futuros. Contar com uma empresa qualificada é garantia de ter seus móveis em bom estado, prontos para serem utilizados como parte da decoração da casa e também com toda a sua funcionalidade. Em algumas lojas, encontram-se kits de produtos para lavagem a seco, mas o melhor é mesmo procurar os serviços de uma lavanderia, pois os funcionários já conhecem todos os tipos de tecidos e sabem de cor qual produto utilizar em cada um, sem danificar a peça.