Muito se fala em lembrancinhas para casamento, formaturas e batizados, mas as lembrancinhas para maternidade também são muito importantes como marco de uma data muito especial na vida do casal: o nascimento de mais um membro na família! As lembrancinhas de maternidade devem ser feitas ou escolhidas com muito carinho, pois simbolizam a chegada do bebê e servem para agradecer a presença dos visitantes à maternidade e também como recordação do dia do nascimento da criança.

Juntamento com o enxoval do bebê e dos móveis para o seu quartinho, as lembrancinhas de maternidade e de batizado devem ser incluídas nos preparativos, pois há uma infinidade de modelos de brindes confeccionadas em inúmeras lojas de artigos para a festas e lojas de artesanato. Por isso, preparar tudo com antecedência é ideal para comparar os produtos e os preços e fazer a encomenda com tranquilidade, tendo a certeza de que tudo será entregue em tempo.  Uma dica muito importante é sempre procurar adequar os modelos e cores da lembrancinhas com o sexo do bebê, principalmente se os brindes forem elaborados com bonequinhos e caricaturas do bebê.

Além dos brindes feitos em artesanato, com biscuit e massas de modelagem, outros materiais podem ser utilizados como tecidos, rendas e aplicações de bordados, pérolas, fitas e laços. Muitas lojas que confeccionam e vendem lembrancinhas contam com uma infinidade de modelos, desde caixinhas personalizadas e coloridas, tanto em tecidos como em acrílico ou papel, com bonequinhos coloridos e muito criativos. Para as mães que adoram os enfeites de porta para colocar no quarto da maternidade, a opção são os quadrinhos e bichinhos de pelúcia com o nome do bebê e com mensagens de boas-vindas ao pequeno.

Também servem como brindes os porta-retratos personalizados com o nome do bebê, as canecas e porta-xícaras e até as lembrancinhas comestíveis, como os famosos e deliciosos bem-nascidos. Os bem-nascidos são feitos com os mesmos ingredientes que os bem-casados, o que difere um do outro é a data em que são entregues aos parentes e amigos. Os bem-nascidos são docinhos muito saborosos, elaborados pelos buffets e cake designers. Mas se o casal preferir, pode contratar também doceiras e confeiteiras experientes no preparo de bolos e doces para festas, que possam entregar a encomenda no prazo combinado.