Os acessórios de beleza femininos são peças coringas que não podem faltar no guarda-roupas de toda mulher e isso também se aplica aos lenços e echarpes. Esses dois itens fazem toda a diferença na composição da roupa feminina, por mais simples e informal que ela seja, além disso, as mulheres estão lançando mão dos lenços, echarpes e pashiminas não só no inverno para se aquecer, mas também no verão, como um adorno chique e colorido que alegra qualquer traje.
Confeccionados em algodão, seda, cetim e com diferentes formas e tamanhos, essas peças proporcionam um toque de requinte em roupas básicas como as camisetas brancas e calças jeans e são opção de acessórios ser usado em festas de aniversário, confraternizações de empresas, casamentos e festas de 15 anos. As lojas de roupas e acessórios femininos oferecem echarpes e lenços com as mais diversas tonalidades e estampas, que vão dos desenhos geométricos, passando pelas listras e chegando aos mosaicos florais.
No verão, as echarpes, pashimina se lenços coloridos estão em alta e recebem outros adornos como franjinhas nas pontas. Até os homens estão entrando nessa moda e se enfeitam com echarpes, uma forma muito elegante de se vestir hoje em dia, principalmente os lenços palestinos, de influência árabe. Os lenços, em sua maioria, têm tamanho médio para se adequarem ao pescoço. Já as echarpes colocridas são compridas para serem amarradas com efeitos, em laços ou nó fantasia.
Algumas sugestões são essenciais na hora de escolher o modelo de lenço ou echarpe para cada estrutura de corpo das mulheres. Lenços compridos e grandes caem muito bem em mulheres de seios pequenos ou médios, uma vez que proporcionam volume na região do colo, podendo ser estampados. Os lenços curtos, amarrados ao pescoço, ficam elegantes em mulheres de seios fartos. Já as echarpes produzidas em tecidos leves não conferem muito volume e ficam charmosas quando amarradas de lado no pescoço. A amarração pode ser feita em forma de laço, em um estilo romântico e sutil.