Quando o verão chega com toda força, logo apelamos para o uso de eletrodomésticos que aliviem o forte calor e nos dêem uma sensação de bem-estar. Nessas horas, os aparelhos de ar condicionado são os “salvadores da pátria”, mas muitas pessoas esquecem que esse eletrodoméstico, para funcionar com toda sua potência, deve ter passado por manutenções e limpezas do filtro. Isso evita que as pessoas da casa sejam acometidas por alergia devido aos ácaros no filtro do aparelho e também prolonga a vida útil do equipamento.
Outro detalhe importante é que um condicionador de ar em bom funcionamento garante uma economia no gasto de energia elétrica, uma vez que o motor não é tão forçado para refrigerar o ar. O filtro do ar condicionado pode ser trocado pelo próprio usuário, mas a manutenção do condicionar de ar tem mesmo que ser feito por um técnico responsável, geralmente da própria assistência técnica do fabricante. O ideal é que isso aconteça durante o inverno, embora muitas pessoas se preocupem com a manutenção do equipamento quando chega o calor.
Se o aparelho de ar condicionado for ligado todos os dias, o filtro tem que ser limpo duas vezes na semana, não havendo necessidade de maior frequência. Uma dica fundamental: se os equipamentos de ar condicionado ficarem desligados por muito tempo, eles devem ser vistoriados por um técnico competente. Com mais de seis meses sem uso, é aconselhável tirar as pilhas do controle remoto e desenergizar o equipamento.
Em caso de uso comercial, o ar condicionado pode ser ligado juntamente com um ventilador, uma vez que o ar externo circula no ambiente e permite a troca do ar. E antes de comprar seu aparelho de ar condicionado, fique atento à todas as especificações do eletrodoméstico, inclusive quanto ao consumo de energia dele. Observar a instalação do condicionar de ar e procurar obter informações da assistência técnica autorizada também é aconselhável antes de fechar negócio com alguma loja.