Para muitos casais que já moram na mesma casa, mas pretendem oficializar a união planejando uma grande festa de casamento, elaborar uma lista de presentes de casamento contendo diversos itens de eletrodomésticos e utensílios é uma tarefa que não terá muita utilidade. Isso porque os noivos já adquiririam todos os objetos de decoração, móveis e eletroeletrônicos de que precisavam. Nesse caso, uma saída pela qual muitos casais têm optado é fazer uma lista de presentes de casamento em dinheiro.
A lista funciona da seguinte maneira: os casais estabelecem cotas e comunicam aos convidados da festa de que poderão contribuir com uma quantia em dinheiro para a festa de casamento. Para quem acha que pedir dinheiro é uma situação desagradável, não e preocupe. Esse trâmite já é muito comum nos casamentos mais modernos e você pode inventar formas muito bacanas e sutis de fazer sua lista em dinheiro. A primeira delas é elaborar uma mensagem bem criativa e enviar para os convidados por mala direta ou mesmo anexada no convite de casamento.
Outros noivos preferem fazer uso das redes sociais, como Orkut e Twitter, para avisar aos seus convidados, parentes e amigos sobre a cota para lista de presentes. Ainda há aqueles casais que procurem empresas especializadas para criar site onde o casal possa colocar todas as informações do casamento, como data, local, horário, lista de presentes, convites online, mensagens de agradecimento e mitas fotos dos noivos, personalizando o site de modo que fique bastante simpático.
cota em dinheiro da lista de presentes poderá ser utilizada pelo casal da forma mais conveniente, seja para pagar a viagem de lua de mel, fazer reformas na casa, trocar os móveis, organizar um grande evento para a família, comprar um carro ou mesmo pagar dívidas pendentes e fazer um pé de meia para adquirir a casa própria.