A lua de mel em cotas atualmente é uma opção bem bacana para alguns casais, que já mram juntos e apenas irão oficializar a união. Então, em vez de elaborar uma lista completa de presentes de casamento e fazer chás de panela, os casais optam pela lua de mel em cotas. Isso significa que poderão curtir uma data muito romântica juntinhos e que ainda receberão a viagem de lua de mel de presente de seus familiares e amigos mais  próximos. As cotas para lua de mel já é um costume entre os casais mais modernos, assim diminuem os gastos com festas e podem aproveitar a viagem sem muitas preocupações.
Para acertar o sistema de cotas de viagem de lua de mel, em primeiro lugar, os casais devem procurar uma agência de viagens e turismo, que fará a intermediação entre os enamorados e as pessoas que colaborarão com as cotas.  Assim que o casal definir qual o melhor destino para sua lua de mel e confimar preços e taxas de embarque, o profissional da agência lhes dará todas as informações sobre como prosseguir com o sistema de cotas.
A partir disso, a agência de turismo oferece duas opções para que o casal faça sua reserva: na primeira, os próprios noivos pagam o pacote de viagem, parcelado ou à vista, como preferirem, o que já garante a reserva para a lua de mel. aí sim, contratam o serviços de cotas para lua de mel, sendo que cada convidado fará o depósito na conta indicada pelo casal. Geralmente, são dadas algumas opções de valores e os convidados escolhem o valor com o qual podem contribuir.
Na segunda opção, os noivos podem esperar que os convidados façam o depósito primeiro, e já com o dinheiro em mãos fazem a reserva do pacote para a lua de mel. Mas nessa escolha, é válido salientar que o risco de os noivos perderem sua viagem para o destino definido é bem maior, caso os convidados deixem para fazer o depósito de última hora.
A agência de turismo se encarrega de informar aos noivos sobre seus créditos nas cotas e também mandam avisos aos cotistas para que saibam onde se encontra a lista de viagem do casal, enviando cartões ou mandando mensagens via mala direta, pela internet.