A cidade de Ouro Preto é um colírio para os olhos dos casais apaixonados que desejam conhecer um pouco mais da cidade e curtir a lua de mel e Ouro Preto. Para isso, basta reservar um pouco do orçamento pra a viagem de lua de mel, planejar os preparativos com carinho e buscar alguma agência de turismo para fechar um pacote de lua de mel com direito à hospedagem em hotel ou pousada, como o Grande Hotel de Ouro Preto ou a Pousada Recanto das Minas, e também com os passeios históricos inclusos.
Diferentemente de muitos casais que optam por passar a lua de mel em regiões praianas, de montanhas ou no exterior, muitos noivos apreciam arquitetura antiga, pontos turísticos históricos e preferem conhecer cidades, como Ouro Preto, em Minas Gerais. Ouro Preto é uma belíssima cidade incrustada em uma região de montanhas mineiras, marcada pela arquitetura barroca dos tempos de Aleijadinho, e para os turistas que chegam a sensação é empolgante e de muita emoção. De repente parece que a viagem no tempo é uma realidade.
Por seu valor histórico para a humanidade, Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. A antiga cidade de Vila Rica é composta por 12 distritos e nela é possível encontrar cachoeiras, vales, represas como a de Santa Rita e do Custódio e também escalar cumes de montanhas, como o Itacolomi. O rio das Velhas, um dos mais importantes de Minas nasce em Ouro Preto. Já no formoso vale do Tripuí foram encontradas as primeiras amostras do eldorado. Rios, com suas pontes seculares, serpenteiam por todo canto.
A cidade de Ouro Preto é recheada de história, mistério, beleza e muitas paisagens naturais, e os turistas e casais em lua de mel podem curtir o Museu de Arte Sacra, as igrejas de construções antigas como a de São Francisco de Assis, esculpida, talhada e ornada por Aleijadinho, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil. Destaca-se também o Teatro Municipal de Ouro Preto, o teatro mais antigo da América do Sul e a Praça Tiradentes, onde o mártir Tiradentes foi decapitado. A cidade ainda é um bom local para compra de pedras preciosas, esculturas em pedra sabão e cerâmica e é ponto de partida para outras cidades próximas que merecem uma visita: Mariana, Ouro Branco e Sabará.