Um ambiente bem iluminado certamente se torna mais aconchegante e sofisticado e muitas lojas de decoração contam com uma variedade grande de tipos de luminárias para iluminar todos os espaços de sua casa ou escritório, desde abajures, pendentes, spots de luz, arandelas, castiçais, lustres e pedestais. As revistas de decoração são sempre referências do que está em moda em termos de luminárias decorativas, que conferem um tom de modernidade mesmo nos ambientes com decoração mais clássica ou rústica.
Os pendentes são luminárias que ficam perfeitos para serem usados sobre as mesas na sala de jantar, proporcionado mais aconchego a todos na hora do jantar em família ou com amigos. Os spots de luz são ideais para quem deseja decorar o jardim interna ou na varanda, propiciando um efeito muito bonito quando misturado à decoração do local, com flores e plantas.
Nos dormitórios ou salas de estar os abajures fazem o maior sucesso, assim como os pedestais, um tipo de abajur de chão. Eles dão um toque de requinte ao cômodo da casa e iluminam de forma homogênea, perfeitos para a aquela leitura de final de dia ou para relaxar ouvindo uma bela música. Os abajures e pedestais em madeira combinam mais com ambientes rústicos e clássicos, já as luminárias decorativas em metal são apropriadas para a decoração moderna, com a utilização de móveis planejados, por exemplo. Algumas lojas de decoração também comercializam abajures em vime, muito adequadas para residências com decoração temática de praia, ou para iluminar uma área externa da casa.
Os lustres em metal e cristais nunca saem de moda, sendo as luminárias preferidas de muitos decoradores e arquitetos para enfeitar um ambiente com bom gosto e requinte. No mercado, existem lustres com 4 e seis braços, e você pode escolher dependendo do seu gosto pessoal e da decoração que deseja empregar na sua residência. As arandelas de vidro, cristal, metal ou madeira rústica ficam maravilhosas em rols de entrada, corredores e espaços onde desejamos ter mais privacidade para descansar, ouvir música, ler um livro ou simplesmente pensar na vida. As arandelas fazem um efeito de meia luz, trazendo uma sensação de mais aconchego para o espaço.