Em alguns tipos de estacionamentos, os serviços de valet park são completos, com manobristas para conduzir os carros dos clientes e deixá-los em vagas adequadas. Os manobristas são profissionais mais do que essenciais nos estacionamentos, pois são eles os responsáveis pelo atendimento direto aos clientes e em estacionamentos ligados a outros estabelecimentos, como bufês e restaurantes, o serviço de valet park proporcionam comodidade e praticidade, especialmente em ocasiões de eventos. Os convidados são bem atendidos, com comodidade e praticidade, não sendo necessário buscarem vagas em outras localidades ou parar os veículos longe do seu local de destino.
Vale ressaltar eu pra ser um bom manobrista, o profissional deve ter habilitação para dirigir, além de contar com um grande período de experiência, garantindo a qualidade do serviço prestado e a segurança e integridade dos automóveis enquanto estiverem no estacionamento. No caso de se contratar manobristas para uma festa de casamento ou formatura, os anfitriões precisam tomar todo o cuidado de conferir com a empresa contratada se os profissionais realmente são gabaritados, se possuem tempo de experiência no serviço, além de verificar se trabalham uniformizados e com os devidos documentos de identificação. Isso facilita muito a visualização dos convidados para terem a certeza de estarem entregando seus bens a um profissional contratado pela empresa de valet park.
Em São Paulo e em outras grandes metrópoles existem muitas escolas e centros de formação de manobristas, ministrados por professores atualizados e com treinamento intensivo, prático e teórico. Nos cursos, os futuros manobristas profissionais aprendem noções de logística e de como organizar a frota de veículos no pátio por área de operação, atendendo ao roteiro definido para cada veículo, segurança nas manobras, divisão e gestão de tarefas, prevenção e combate a incêndios, prevenção e atendimento em acidentes de trabalho e relações interpessoais, em que se aprendem noções de atendimento ao público.