Já pensou em acordar, se olhar no espelho e já estar pronta para sair, sem precisar fazer maquiagem? Isso é possível com a maquiagem definitiva, ou micropigmentação. Essa técnica já é bem antiga no Brasil, mas só agora as mulheres buscam salões de beleza e centros estéticos para fazer esse tipo de maquiagem. A maquiagem definitiva é a solução para muitas mulheres que têm uma vida corrida e mal têm tempo de se arrumar e cuidar da aparência.  No dia-a-dia, não são raras as vezes em que mal se olham no espelho, muito menos mais param para arrumar os cabelos, passar um batom ou um lápis de olho, dando vida ao rosto.
Por isso, a micropigmentação é uma técnica perfeita para desenhar e definir os traços do rosto de forma leve, salientando a beleza e sensualidade dos lábios, olhos e sobrancelhas, inclusive corrigindo falhas e pequenas imperfeições. A maquiagem definitiva é feita com o uso de um parelho chamado dermógrafo, responsável pela inserção de pigmentos na derme, como se fosse uma tatuagem na pele. Todo o material é descartável, evitando contaminações de pessoa para pessoa. Antes de iniciar o procedimento, o profissional do salão de beleza faz o contorno com maquiagem comum de todo o local a ser pigmentado. Isso serve para guiar o profissional e também para o cliente pré-aprove o tipo de desejo feito.
Só então a pigmentação é colocada na pele, de forma quase indolor.  É bom ter em mente que essa técnica é bem parecida com a de uma tatuagem convencional, por isso é aconselhável ficar longe do sol por cerca de três dias e passar uma pomada específica para ajudar na cicatrização da pele. Da mesma forma que existe a micropigmentação, a despigmentação é uma forma de atenuar cicatrizes, manchas de queimadura e ocasionadas pelo vitiligo.
A técnica também é empregada em reparação de mamilos e retirada de manchas causadas por doenças de pele. As sessões podem durar de uma a duas horas e meia e chegar a custar de R$ 300 a R$ 1.300, dependendo do local escolhido para a realização da maquiagem e da região do corpo a ser trabalhada. Alguns profissionais dão 30 ou 45 dias para a cliente voltar e fazer um retoque caso seja preciso, para corrigir qualquer pequena imperfeição.