Toda debutante deseja estar linda no dia do seu aniversário de 15 anos e, para isso, a escolha acertada do vestido de debutante e do modelo de penteado são fundamentais. Mas a maquiagem é um item essencial para garantir o realce da beleza da aniversariante, que deve sempre saber combinar o estilo da festa, com o tom do vestido e as cores que utilizará na maquiagem de 15 anos. Vale lembrar que a aniversariante ainda é uma adolescente, por isso, nada de exagerar no make up, pois isso pode causar um efeito nada agradável na composição da debutante.
A  aniversariante só deve pensar no estilo de sua maquiagem quando ela já tiver em mente qual o modelo e cor de vestido deseja usar e qual será o seu penteado. Só depois disso é que pode começar a pesquisar dicas e sugestões em sites e revistas de moda, além, claro, de conversar com seu maquiador profissional em um salão de beleza ou centro estético de sua preferência.
O ideal é que o maquiador já conheça a cliente e saiba de todos os seus gostos pessoais, para aplicar uma maquiagem que combine com a personalidade da debutante. Para uma festa à noite, base, pó compacto, blush, batom ou gloss, rímel e sombra para os olhos são os componentes básicos de uma maquiagem bem feita e sem exageros.
Se a garota for alérgica a alguns tipos de produto, é aconselhável que informe isso ao profissional que a está atendendo, pois assim ele poderá optar pela utilização de produtos hipoalergênicos. No caso de a menina desejar fazer sua produção em casa mesmo, poderá pedir a ajuda de uma amiga ou parente para elaborar sua maquiagem de debutante. Mesmo que ela tenha muita habilidade com as mãos para se maquiar, o melhor é que outra pessoa possa fazer isso por ela, garantindo bons resultados na produção.